
Saber como uma empresa avança de maneira sustentada depende do direcionamento dos investimentos e de como a estratégia de crescimento é desenvolvida integralmente com os colaboradores.
Esta é a mensagem geral de uma pesquisa com empresas de médio porte realizada pelo National Center for the Middle Market (NCMM), patrocinado pela Grant Thornton US.
De acordo com o levantamento, as empresas médias atribuem 15% de seu crescimento à estratégia empregada. Sem surpresa, o crescimento da receita é uma prioridade na maioria desses negócios.
Uma análise das descobertas do NCMM revela três componentes de uma estratégia de crescimento diferenciada e ressalta sua interdependência:
Empresas com estratégias bem definidas relatam crescimento de receita ano a ano 26% maior em comparação com aquelas sem esse processo definido. Quando essas empresas conseguem articular o valor que oferecem, elas crescem ainda mais rápido – duas vezes mais rápido do que as companhias que não conseguem relatar claramente sua proposta de valor.
As empresas de alto crescimento fazem uso de uma equipe de desenvolvimento de estratégia, convidando, inclusive, fontes externas e funcionários em todos os níveis. Assim é possível garantir uma oportunidade de questionar os pressupostos e planos da administração, além de se manterem informadas sobre as tendências e melhores práticas atuais do setor.
Com a inclusão de todo o time, aqueles que estão mais satisfeitos com a execução mantêm os profissionais conectados ao plano e alinham metas, indicadores-chave de desempenho e incentivos à estratégia. Eles entendem que a estratégia não é única e pronta. Faz parte do trabalho diário.
Quer realizar um diagnóstico sobre como está a estratégia de crescimento da sua empresa ou iniciar o processo para desenvolvê-la? Confira a seguir algumas perguntas para cada fase:
• Temos um processo de planejamento estratégico bem definido?
• As pessoas são especificamente designadas para uma equipe com responsabilidade estratégica?
• Nossa estratégia leva em conta as tendências econômicas, setoriais e outras?
• Nosso processo busca entrada de baixo para cima?
• Nosso processo inclui formas específicas de desafiar as ideias e suposições da administração?
• Revemos nossa estratégia regularmente?
• Estamos mantendo as melhores ideias sobre estratégia e gestão?
• Comunicamos nossa estratégia plena e frequentemente com os funcionários?
• Nosso processo orçamentário está alinhado com a estratégia?
• Já traduzimos a estratégia em planos de ação para cada linha de negócio e função?
• Criamos indicadores-chave de desempenho para acompanhar o progresso em direção a metas?
• Todo funcionário pode dizer como ele contribui para o plano estratégico da empresa?
• Os incentivos e bônus apoiam as metas estratégicas?
Com essas perguntas respondidas é possível avançar os negócios de forma sustentada. Precisando de auxílio nesse processo, conte com a equipe de profissionais de Consultoria da Grant Thornton.