Aborde a cultura e aumente a adesão dos times
A falha em focar na necessidade das pessoas após uma fusão ou aquisição pode ser a principal razão pela qual as integrações às vezes podem parecer mais desintegrações.
“Você pode ter a melhor estratégia do mundo, mas se não houver alinhamento com as pessoas para realmente executar essa estratégia, você falhará todas as vezes”, disse Scott McGurl, Diretor de Estratégia da Grant Thornton.
Nessa parte da série Crescimento Empresarial, McGurl e Sonny Origitano, Diretor de Soluções Estratégicas da Grant Thornton, discutem os principais fatores para alcançar o sucesso nas integrações.
Realizar a gestão das pessoas - de forma a aumentar a adesão nesse período de transição, motivá-las, colocá-las nas funções corretas e capacitá-las - é o primeiro fator abordado. Assuntos relacionados a pessoas no ambiente de trabalho são ainda mais importantes no cenário atual, onde atrair e reter colaboradores de alta performance é extremamente difícil.
As empresas que lidam com esses processos de integração da maneira errada e perdem pessoas essenciais podem ter extrema dificuldade em substituí-las.
Origitano cita o exemplo de uma empresa com um ambiente rígido, com rotina totalmente presencial, que precisaria reimaginar sua cultura se comprasse uma startup de web design para explorar e incentivar a criatividade da equipe de UX.
“Você precisa descobrir como modelar as equipes e envolvê-las culturalmente”, disse Origitano. “É preciso incluir um recurso à organização da forma mais alinhada culturalmente possível.”
![CAPA VIDEO YT]()