Restrições aos negócios
A incerteza econômica continua sendo a principal preocupação dos líderes empresariais, citada por 55% dos entrevistados, embora tenha diminuído um ponto percentual em relação ao trimestre anterior.
Os custos de energia estão novamente se tornando uma preocupação importante, com aumento de três pontos percentuais, para 54%, seguindo a mesma linha daqueles que vêm o aumento no custo das matérias-primas como uma possível restrição aos negócios (alta de cinco pontos percentuais, para 52%).
A cibersegurança também continua sendo uma prioridade para os líderes do middle market, com 50% citando este como uma preocupação para o futuro dos negócios.
Embora ainda elevadas, as preocupações com os custos laborais diminuíram um pouco, caindo dois pontos percentuais, para 51%, enquanto as preocupações com a disponibilidade de profissionais qualificados diminuíram três pontos percentuais, para 50%.
O aumento mais significativo nas restrições aos negócios, citado pelos líderes empresariais do mundo todo, foi referente à escassez de recursos naturais, saltando seis pontos percentuais para 47%. Isto foi seguido de perto por um número recorde de líderes preocupados com os conflitos geopolíticos (um aumento de cinco pontos percentuais, para 49%), embora, como observado acima, isto ainda não tenha tido impacto no otimismo geral.
Apesar da melhoria dos custos de capital, 45% dos líderes empresariais citaram a escassez de recursos financeiros (como financiamentos) como uma preocupação – um aumento de cinco pontos percentuais.