Empresas de médio porte adotam a inovação para se manterem competitivas
Apesar do aumento dos custos e da persistente incerteza econômica, as empresas estão aumentando o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Globalmente, este valor aumentou ligeiramente de 51% no final do ano passado para 54% este ano, significativamente superior ao que era antes da pandemia (45% no primeiro semestre de 2019).
Os líderes empresariais do mercado médio estão demonstrando seu foco no futuro e seu desejo de continuar inovando para ficar à frente dos concorrentes e acompanhar o ritmo acelerado da mudança tecnológica.
“A maioria das empresas de médio porte investe porque quer aproveitar uma oportunidade ou maximizar a produtividade. Quando houver ganhos a obter em termos de produtividade, muitas empresas irão aceitar os custos decorrentes do cenário atual, uma vez que os benefícios sobre a produtividade irão exceder em muito o custo financeiro para estas empresas.
“Em comparação aos últimos 15-20 anos, muitas empresas acumularam reservas de caixa significativas, estão menos dependentes de financiadores externos e são mais capazes de investir nelas próprias.
Juntamente com isto, existem muitas opções de financiamento mais inovadoras disponíveis que apresentam estruturas alternativas em comparação com formas mais tradicionais de dívida bancária. Por consequência, embora as taxas de juros possam intuitivamente desencorajar o investimento, as empresas ainda podem cumprir os seus planos devido às opções de financiamento disponíveis que apoiam uma visão de longo prazo a ser tomada”. - David Munton, Líder Global – Capacidades e Suporte Internacionais, Grant Thornton International