O setor de infraestrutura brasileiro volta a demonstrar indicadores de recuperação. Os sinais de otimismo com o mercado nacional influenciado pelas mudanças do cenário macroeconômico, a redução dos juros, as reformas realizadas pelo governo e a aceleração dos processos de concessão e de desestatização, impactam diretamente nos projetos de grande porte de infraestrutura nacional.

Do ponto de vista do poder público, o desafio é consolidar os modelos concessórios. O regime jurídico dos contratos públicos no Brasil apresenta peculiaridades, além das particularidades de cada setor que possuem legislações distintas que precisam ser consideradas no momento da estruturação do projeto. Assim é possível evitar rupturas no andamento dos contratos com questionamentos na esfera jurídica.


Crédito privado e os índices de confiança dos investidores

O caminho para o crescimento passa necessariamente pelo investimento privado, dada a demanda reprimida e as restrições orçamentárias do governo. Os juros em seu menor percentual histórico e a redução de financiamentos de longo prazo, abre espaço para o crédito privado no setor de infraestrutura, trazendo maior sustentabilidade. Para tanto, ainda é necessário melhorar o índice de confiança dos investidores, em aspectos como transparência, compliance, governança e eficiência nas operações.

O cenário atual para infraestrutura brasileira, em que pese os desafios que se apresentam, é positivo. Após vários anos de recessão em que o setor foi um dos maiores atingidos, espera-se que agora volte como um dos principais atores nesta retomada.

Abordagem diferenciada

A Grant Thornton possui uma ampla gama de soluções para auxiliar nossos clientes na gestão de grandes projetos de infraestrutura. Cada cliente tem necessidades e objetivos únicos, por isso contamos com uma equipe experiente e multidisciplinar que combina competências, conhecimentos e recursos, para propiciar a entrega de serviços especializados com uma visão independente e uma abordagem integrada aos resultados.

Atuamos de forma proativa visando atender às diversas necessidades dos nossos clientes. Estamos preparados para fornecer suporte, consultoria e soluções necessárias sobre todos os aspectos técnicos e de negócios associados à entrega dos projetos de construção em grande escala.

SERVIÇOS
Infraestrutura & Projetos de Capital

Com base em nossa especialização no setor e integração com uma rede de profissionais nacionais e internacionais, os serviços de Infraestrutura & Projetos de Capital apoiam a maximização do retorno sobre o financiamento, aquisição, construção, operação e venda de ativos de infraestrutura, real estate e grandes projetos de capital.

MAPEAMENTO INÉDITO
Maturidade BIM no Brasil

A partir de janeiro de 2021, as obras públicas no Brasil deverão utilizar a metodologia BIM (Building Information Modeling), conforme Decreto 9.983. Diante deste cenário, a Grant Thornton Brasil e o Sienge realizaram uma pesquisa pioneira para avaliar a maturidade das empresas brasileiras na implementação dessa metodologia.

Conheça e entre em contato
Hugo Luna
Líder de Infraestrutura e Sócio de Transações
Hugo conta com mais de 15 anos experiência em avaliação de empresas, estudos de viabilidade econômico-financeiras, planos de negócios, processos de fusão e aquisição (M&A), reestruturação financeira e assessoria em capação de recursos de longo prazo (Debt Advisory). Além disso, liderou diversos Project Finance para o setor de infraestrutura, assessorando clientes na modelagem e estruturação do funding dos projetos.
Saiba mais sobre nosso especialista
Ou
Hugo Luna
Líder de Infraestrutura e Sócio de Transações
Hugo Luna

Quer saber como podemos auxiliar a sua empresa?

Hugo Luna
Diga-nos como podemos ajudar
Ligue
Cadastre-se em nossa newsletter
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Artigos, estudos, eventos e muito mais

Encontre o escritório mais próximo de você
Selecione