Gateway Cities

Munique: qualificação profissional e diversidade de setores industriais

Um centro europeu com uma fantástica mistura de cultura favorável aos negócios, infraestrutura e altos níveis de qualificação, Munique é a base ideal para empresas que buscam entrar nos mercados alemão e europeu.

Stefan Rau round headshot.png

“A maior vantagem da cidade é descrita localmente como o Munich Mix”, explica Stefan Rau, sócio na Warth & Klein Grant Thornton e um dos diretores em sua firma de advocacia. Com uma grande variedade de tipos de negócios já estabelecidos em Munique, a cidade ostenta força em uma série de setores industriais fundamentais. “Nosso sistema de apoio a startups é fantástico”, Rau acrescenta.

“Há uma série de empresas de médio porte conhecidas como ‘campeões ocultos’ e muitas grandes corporações têm suas bases aqui, como BMW, Siemens e Munich Re.”

Além disso, Rau explica, a disponibilidade de qualificações aos empregadores é fenomenal. Munique é a segunda maior cidade universitária da Alemanha, com mais de 120 mil estudantes, e mais de um terço da mão de obra local é de graduados – uma proporção maior que em qualquer outro lugar no país, e mais que o dobro da média nacional.

Oportunidades para fornecedores

Setores com uma forte presença na região incluem automotivo, serviços financeiros e de seguros, e tecnologia”, acrescenta Rau. “Por exemplo, Apple e Google recentemente ampliaram suas bases aqui. Grandes nomes como estes precisam de fornecedores e há algumas oportunidades ótimas para empresas internacionais.”

Em termos de conexões, tanto nacionais como internacionais, Munique está bem localizada. Seu aeroporto está entre os maiores da Alemanha e sua posição no sul do país está centralmente localizada na Europa.

Da mesma maneira, Rau afirma, a população da cidade é muito cosmopolita, com residentes estrangeiros sendo quase um terço dela. “Parte do motivo por trás disso é o fato de que a qualidade de vida aqui é excelente: você tem atrações que variam de óperas de classe internacional às montanhas no entorno, mas Munique é também altamente empreendedora. Sem dúvida é uma cidade rica e você não pode ser rica sem atrair um alto número de empreendedores.”

Benefícios fiscais e comerciais

Graças ao seu status de destino altamente procurado em uma das principais economias do mundo, o imposto de renda de pessoa jurídica (Körperschaftssteuer) é geralmente igual em toda a Alemanha e, portanto, também em Munique, explica Rau. O imposto corporativo (Gewerbesteuer) aplicado localmente varia pelo país, mas há partes da área de Munique onde o Gewerbesteuer é consideravelmente mais baixo, como no subúrbio de Gruenwald.

E como parte da União Europeia, o comércio da Alemanha com quase 30 países no continente é completamente livre de tarifas e outras barreiras. A UE também tem acordos comerciais em inúmeros setores com economias em todo o mundo.

O setor de imóveis também é outro de importância para Munique. A rotatividade do espaço comercial aqui é maior que em qualquer outra parte do país e as taxas de desocupação são mais baixas que em qualquer outro lugar fora de Berlim.

“Munique é também a sede da feira comercial anual Expo Real”, Rau acrescenta. O evento de 2019, que aconteceu em outubro, teve expositores de 45 países.

Porta de entrada para a Alemanha e Europa

Enquanto outras cidades alemãs se especializam em algumas áreas, como serviços financeiros em Frankfurt ou startups de tecnologia em Berlim, Munique recebe negócios em diversos setores e combina múltiplos fatores que empresas internacionais estão buscando quando escolhem um novo centro regional.

Conselhos de especialistas

O espírito empreendedor de Munique e sua infraestrutura de qualidade reconhecida internacionalmente a tornam a porta de entrada ideal para empresas que buscam se expandir na Alemanha e na Europa em geral.

Para descobrir mais sobre como estabelecer sua empresa na região, entre em contato com a Grant Thornton Alemanha.

Munique | Fast Facts

Localização: Sudeste da Alemanha

Fuso horário: Horário padrão da Europa Central GMT +0100

População: 6,1 milhões (região metropolitana de Munique)

PIB: US$226,96 bilhões (2018)

Principais setores: Automotiva, tecnologia, serviços financeiros, ciências da vida

Setores em crescimento: Tecnologia, digitalização, biotecnologia

Acesso regional: Berlim a 1 hora e 10 minutos de vôo; Frankfurt a 1 hora e 5 minutos; Milão a 1 hora e 5 minutos; Paris a 1 hora e 40 minutos; Londres a 2 horas