Artigo

Inovações tecnológicas: por que algumas empresas saem na frente?

Com a evolução e o surgimento de diversas inovações tecnológicas, as empresas estão observando o momento certo para se aventurar em soluções que envolvam a utilização de inteligência artificial (IA) e automação de processos, por exemplo. O sucesso ou o fracasso dessas soluções dependerá de uma série de fatores – e as empresas privadas têm algumas características únicas que lhes dão uma vantagem nesse processo.

“As empresas privadas estão se tornando o veículo preferido para o crescimento irrestrito, principalmente devido à isenção da responsabilidade de relatórios de ganhos trimestrais”, aponta Bill Saporito, editor-geral da Inc. Magazine.

Quais são as vantagens que impulsionam o poder das empresas privadas e como essas empresas podem aplicar suas vantagens para acelerar a inovação tecnológica?

Liderança ágil

Empresas públicas são sempre responsáveis ​​pelo próximo relatório trimestral – e isso pode tornar os líderes mais hesitantes em assumir riscos em novas oportunidades. Naturalmente, essa flexibilidade reduzida faz parte do tradeoff quando uma empresa se torna pública.

No entanto, as empresas devem assumir a liderança em trazer inovações para o mercado. Eles não podem esperar, adotando tecnologia em resposta aos seus concorrentes. A maioria dos líderes de empresas privadas tem mais liberdade para fazer movimentos ágeis na tecnologia.

Como JT Kostman, diretor administrativo da Grant Thornton, Applied Artificial Intelligence explica: “Ao não fazer esse primeiro movimento, não aproveitando essas tecnologias, e não sendo um dos primeiros a adotar, você está perdendo a maior vantagem que tem como empresa privada”, diz JT Kostman, diretor administrativo da Grant Thornton, Applied Artificial Intelligence.

O executivo acrescenta, ainda, que “a estrutura de propriedade não nega a burocracia”, mas mesmo grandes empresas privadas podem ser mais ágeis do que seus concorrentes de capital aberto, à medida que as oportunidades se apresentam em inteligência artificial, criptomoeda e outras capacidades emergentes.

Como usar essa vantagem: Antes que uma empresa possa implementar com sucesso uma solução construída em torno de novas tecnologias, a empresa precisa experimentar. Esse investimento de desenvolvimento pode ser difícil para empresas públicas que estão sujeitas à contribuição dos acionistas. Empresas privadas têm mais liberdade para buscar uma nova visão tecnológica - mas podem ter que fazê-lo com um orçamento menor. Assim, projetos de valor rápido e soluções de parceiros podem ajudá-los a começar.

Visão estável

As empresas precisam ter uma perspectiva de longo prazo à medida que inovam na evolução de tecnologias para diferenciar soluções.

Novas tecnologias podem levar tempo para mostrar retorno, e faz sentido para as empresas ficarem ansiosas. “É difícil alcançar uma vantagem que esteja sempre avançando. Também é decepcionante quando os esforços da IA ​​se deparam com barreiras do mundo real, o que pode diminuir o apetite por novos investimentos ou encorajar uma atitude de esperar para ver, enquanto outros avançam ”, diz um recente artigo na McKinsey Quarterly.

"Quando se trata de novas tecnologias, a maior vantagem que as empresas privadas têm é a perspectiva", diz Kostman. “Como as empresas de capital aberto estão sujeitas às expectativas dos acionistas sobre lucros trimestrais e dividendos, elas podem estar sujeitas a um pensamento de curto prazo. As empresas de capital fechado podem se concentrar em horizontes de investimento mais longos e mais realistas. Eles podem pensar em termos de décadas, não de dias. Eles podem formar legados, em vez de perseguir incessantemente lucros a curto prazo”.

Ele acrescentou: “Por definição, os investimentos em tecnologia são para amanhã, não para hoje. Isso dá às empresas privadas uma vantagem considerável na ponderação desses investimentos”.

Como usar essa vantagem: As empresas privadas podem permanecer focadas nas expectativas e metas de longo prazo para seus esforços inovadores. Eles podem estabelecer uma visão estável que ajuda a transformar novas tecnologias em vantagens reais, diferenciadoras e sustentáveis ​​ao longo do tempo.

Cultura de inovação

Empresas públicas são de propriedade de terceiros. Esse fato e o grande tamanho de muitas empresas públicas podem difundir parte da responsabilidade pelo sucesso da empresa. O conselho da empresa pode anular a responsabilidade para a equipe de liderança executiva, com a liderança adiando a cadeia.

Como usar essa vantagem: O risco de não inovar pode ser um pouco mais fácil de ver e comunicar em empresas privadas. Os líderes executivos podem ser mais receptivos e proativos quando apresentados a oportunidades de inovação. Quando as equipes alinham suas iniciativas com oportunidades e metas declaradas em empresas privadas, elas podem garantir o tipo de suporte executivo que ajudará a enxergar seus projetos.

Um olhar para o futuro

“Em suma, as estratégias digitais e a rápida obsolescência tecnológica aumentam as taxas de mortalidade entre as empresas públicas existentes, mas não aumentam proporcionalmente a demanda por IPOs. Essa tendência é a maior causa de declínio nas empresas listadas ”, revela um estudo recente da Harvard Business Review.

A corrida da nova tecnologia tornou-se a nova normalidade, e as empresas que esperam para ver acabam perdendo. Felizmente para empresas privadas, existem algumas vantagens importantes que podem ajudá-las a aproveitar a tempestade.

Como podemos ajudar a sua empresa no desafio da inovação?

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas em Consultoria para encontrarmos, juntos, a solução apropriada para o seu negócio.

Veja também