IFRS NEWS

Impactos da hiperinflação argentina nas demonstrações contábeis

O IASB (International Accounting Standards Board) publicou a confirmação de que a Argentina foi considerada como economia hiperinflacionária no segundo semestre de 2018. Quais os impactos dessa realidade econômica para as empresas?

A norma IAS 29 “Financial Reporting in Hyperinflationary Economies” requer que demonstrações contábeis de qualquer entidade cuja moeda funcional seja de economia hiperinflacionária sejam ajustadas para reestabelecimento do poder de compra. 

Dessa forma, considerando o cenário argentino, a norma precisa ser aplicada a partir de 1 de julho de 2018. O parâmetro utilizado é a existência de inflação acumulada de mais de 100% no período de três anos – tendo sido excedido pela Argentina na metade de 2018, passando a ser considerada economia hiperinflacionária a partir desta data.

 

Quer mais detalhes?

O IFRS Alert 05-2018 [ 216 kb ] discute os mecanismos de atualização, indexação, ajuste de anos comparativos, ajustes de informações trimestrais de 2018, impacto nos tributos diferidos, impacto nos testes de impairment e no reporte de grupo.

 

Baixe o material completo e entre em contato com a nossa equipe de profissionais.

Baixe o material
Download PDF [ 216 kb ]

Veja também