Artigo

Engajamento de stakeholders além da sala de reuniões

Com as constantes mudanças nas demandas dos stakeholders, como as empresas podem reagir da maneira mais eficiente e eficaz?

As diretorias das empresas estão sob uma crescente pressão por parte de reguladores e clientes por um engajamento dos stakeholders mais amplo para que incluam suas visões e expectativas em sua estratégia e gestão de seus negócios.

Além disso, a direção também recebe apelos para que aumentem a diversidade em suas equipes de liderança, não apenas incluindo mais mulheres e outros grupos pouco representados, mas também ampliando a gama de conhecimentos e perspectivas dentro da equipe.

 

Pontos principais para conquistar o engajamento de stakeholders

Enfrentar os crescentes desafios de governança corporativa pode ser difícil para qualquer empresa, mas especialmente para aquelas de médio porte devido à falta de diversidade em nível de diretoria na maioria delas. O que acaba impactando no desenvolvimento de estruturas de governança e mecanismos de engajamento de partes interessadas maiores e mais estabelecidas.

Embora essas empresas consigam capitalizar com a disrupção e a mudança, elas podem não ter tanta certeza sobre como gerenciar os riscos inerentes de um crescimento rápido. Fato é que não existe um padrão. As expectativas dos stakeholders e as forças pelas quais elas são moldadas variam de empresa para empresa e de mercado para mercado. No entanto, existem considerações fundamentais que toda empresa deve fazer:

 

 

Apto para o futuro

Enfrentar esses desafios provavelmente exigirá tomada de decisões e uma abordagem mais ampla e proativa de governança. No entanto, se há desafios, também há benefícios. Ter um olhar mais atento contribui para o alinhamento dos objetivos corporativos junto aos funcionários, podendo melhorar a capacidade de ficar à frente das interrupções do mercado e das expectativas do cliente que mudam rapidamente. Por sua vez, diretorias mais diversas melhoram o desempenho e a criação de valor, trazendo perspectivas mais amplas e originais, de um lado, e ajudando a reduzir os riscos de complacência e de 'pensamento de grupo', do outro¹.

Garantir que a governança da empresa está preparada para as novas realidades do mercado não apenas fortalecerá sua marca comercial e de empregador, mas também ajudará a evitar surpresas prejudiciais à reputação e a estar em uma posição melhor para gerenciá-las e mitigá-las caso ocorram. Em última análise, empresas prosperam em comunidades que estão prosperando.

 

Visões mais amplas

Os stakeholders de todo o mundo estão exigindo uma maior influência na direção dos negócios que afetam suas vidas e meios de subsistência, como funcionários, clientes, fornecedores, investidores ou cidadãos dentro da comunidade na qual a empresa opera.

Mas como as empresas estão respondendo? Perguntamos a 2.500 executivos de 35 economias participantes da pesquisa Grant Thornton International Business Report (IBR) se eles estão buscando as visões de partes interessadas mais amplas de forma ativa. É surpreendente que mais de um terço dos participantes não esteja alinhada a essa necessidade.

 

Quais são os riscos de um engajamento insuficiente?

Os riscos imediatos de um envolvimento insuficiente das partes interessadas incluem ser surpreendido por crises de reputação ou por falhas nos negócios. Se a empresa segue em constante crescimento é possível presumir que o futuro está do seu lado. No entanto, é fácil perder de vista os riscos regulatórios e de reputação que podem ser gerados pela rápida expansão.

A equipe de IBR da Grant Thornton mostra neste estudo que empresas dinâmicas de médio porte costumam focar principalmente em valor e participação de mercado, em vez de regulamentação. Uma abordagem estruturada de governança e risco é vital para atender às expectativas das partes interessadas e sustentar sua licença para operar.

 

A sua empresa está preparada?

As organizações são responsáveis ​​pela precisão e integridade em suas operações de negócios e devem ter procedimentos de governança e conformidade eficazes e confiáveis. Além disso, eles devem entender e gerenciar riscos e buscar um equilíbrio adequado entre risco e oportunidades.

Faça o download do relatório completo para obter mais informações sobre engajamento de stakeholders. As firmas membro da Grant Thornton trabalham com diretorias e equipes executivas para garantir que sua empresa esteja preparada para atender às ambições do mercado para o futuro.

Para discutir qualquer uma das questões levantadas neste relatório, entre em contato com um de nossos profissionais da área de Consultoria.

 


[¹] Fonte: O Valor da Diversidade, setembro de 2015 e Mulheres nos Negócios 2018.

Baixe o conteúdo
Download PDF [ 3332 kb ]