ARTIGO

Como o desinvestimento nas operações pode criar valor ao seu negócio?

São diversos os motivos que levam as empresas a optarem pelo desinvestimento de suas operações. Entre eles está a necessidade de realinhar as estratégias – tornando inviáveis alguns negócios no longo-prazo – ou, ainda, monetizar ativos para pagar dívidas ou reimplantar esse investimento em outras oportunidades.

Na prática, os ativos podem não ter um desempenho ruim, porém simplesmente não se encaixam mais nos negócios e podem ter mais valor no portfólio de operações de outra pessoa.

No entanto, como qualquer um que tenha passado pelo processo pode atestar: decidir alienar e realmente executar uma alienação são coisas muito diferentes.

Ter um planejamento detalhado e objetivo é absolutamente essencial para maximizar o valor para todos os envolvidos. Um passo inicial crítico no processo de desinvestimento é entender cuidadosamente como a entidade está inserida dentro da organização do vendedor. 

 

Antes da alienação, algumas dúvidas podem aparecer:

  • Implicações nas demonstrações contábeis, incluindo alocação de custos atuais e custos independentes;
  • Contratos de serviços de transição;
  • Problemas de separação;
  • Custos encalhados.


Em muitos casos, os vendedores subestimam as complexidades do desafio e/ou não têm uma compreensão suficiente dos detalhes. Recomendamos um ponto de partida comum - a avaliação de interdependência - para qualquer empresa que deseje realizar esse processo. 

Confira o nosso material completo e conheça os processos necessários para realizar o desinvestimento e, ainda, criar valor às operações do seu negócio.

Veja também

Quer saber como podemos auxiliar a sua empresa?

Gostaria de agendar uma reunião com um especialista?