• Outsourcing é mais forte na América Latina do que em outros continentes

A terceirização de processos financeiros, conhecida como outsourcing, é uma prática de negócios utilizada em empresas do mundo todo. Segundo o estudo International Business Report (IBR) da Grant Thornton, duas em cada cinco empresas usam esta ferramenta com um meio para reduzir custos, melhorar a eficiência e garantir compliance.

A pesquisa, que é trimestral, foi realizada com 2.571 empresários de 36 países, sendo 150 deles executivos brasileiros dos mais diversos setores da economia.

Os serviços de folha de pagamento e RH são os mais comuns no universo do outsourcing. No Brasil, 49% dos empresários afirmaram já ter terceirizado este processo. Globalmente, apenas 25% dos executivos já utilizaram terceiros para processar a folha. No setor financeiro e de contabilidade, a diferença é ainda maior: 60% dos brasileiros já utilizaram serviços de outsourcing, quando esse índice é de 20% no resto do mundo. A pesquisa também mostra que a América Latina é o continente onde as empresas mais utilizam serviços de outsourcing. Nas outras regiões, os empresários são mais receosos de terceirizar algumas áreas, principalmente a financeira, que envolve dados confidenciais.

Na hora de procurar um parceiro na área de outsourcing, os executivos brasileiros levam em conta confiança no fornecedor (55%), conhecimento na área de atuação da empresa (43%) e habilidade em oferecer soluções inovadoras (36%). Porém, em países como Estados Unidos (62%), Austrália (50%), Canadá (49%) e Reino Unido (46%), o custo é mais importante do que qualquer outro fator para determinar o prestador de serviço.

A qualidade da relação entre cliente e fornecedor (95%), comunicação (91%), gestão de recursos (88%) e experiência do provedor (86%) são os requisitos apontados como básicos pelos executivos brasileiros para que um serviço de outsourcing tenha ótimos resultados.

 “O outsourcing da Grant Thornton Brasil. tem observado um crescimento anual de dois dígitos percentuais, resultado de investirmos constantemente em tecnologia, treinamento, contratação de trainees e retenção de profissionais comprometidos como nossos valores e cultura. Devido ao nossa especialização por indústria, que se baseia no conhecimento sobre as particularidades de cada negócio, as empresas estrangeiras procuram os nossos serviços para compreender a complexidade da legislação brasileira. Nossa expertise é o diferencial, “uma vez que prestamos todos os serviços que os empresários/executivos necessitam em um único lugar (firma multidisciplinar de outsourcing, auditoria, tributos e advisory), com isso, eles podem focar no crescimento do seu negócio”, comenta Denis Satolo, Managing Partner da área de outsourcing da Grant Thornton Brasil.

Para as empresas que se utilizam de outsourcing, o estudo da Grant Thornton recomenda três ações: contratação de uma empresa que proporcione um leque vasto de serviços, revisão do relacionamento de forma frequente e definição de novas métricas para avaliação. Satolo acrescenta que “todas estas ações fazem com que o serviço traga mais resultados e valor agregado, como temos notado com muitos de nossos clientes ao longo dos anos”.

IBR

O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 22 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 10 mil empresas de 36 economias. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Sobre a Grant Thornton Brasil

A Grant Thornton é quinta maior empresa do ramo de auditoria, consultoria e outsourcing no Brasil. Firma-membro da Grant Thornton Internacional no País, a empresa conta com uma equipe de especialistas, com ampla experiência no mercado local e internacional. A Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização global.

Sobre a Grant Thornton

"Grant Thornton" refere-se à marca sob a qual as firmas-membro da Grant Thornton oferecem serviços de auditoria, assessoria tributária e consultoria para seus clientes e/ou refere-se a uma ou mais firmas-membro, de acordo com o contexto. Grant Thornton Internacional Ltd (GTIL) e as firmas-membro são firmas legalmente separadas e independentes. Os serviços são prestados pelas firmas-membro. GTIL e suas firmas-membro não são agentes, não há obrigações, e não são responsáveis pelos atos ou omissões de cada uma. 

Contatos:
Textual Corporativa
Renan Albertini – renanalbertini@textual.com.br
Assessora de Comunicação
Tel: +55 11 5180 6931