João Moretto Gerente Sênior de Serviços Forenses - FIDS São Paulo +55 11 3886-5100

João é gerente de Investigação na Grant Thornton Brasil e possui notória expertise na condução de Projetos de Investigação de grande porte para múltiplas alegações, incluindo fraude, corrupção, conflitos de interesse, assédio no local de trabalho e apropriação indébita de ativos. João  Trabalhou em projetos de alta sensibilidade e complexidade para empresas multinacionais dos setores de life sciences, oil & gas e consumer goods. Cases de sucesso incluem:

  • Investigação realizada no contexto da Operação Lava-Jato, para concessionária de energia responsável pela implantação de uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil. Procedimentos incluíram coleta e processamento de dados estruturados e não estruturados, revisão de e-mails e documentos e análise financeira, com o objetivo de apurar denúncias de corrupção envolvendo vários agentes públicos entre os anos de 2008 e 2017.
  • Investigação de assédio moral e sexual em uma das obras de uma construtora de grande porte na Colômbia. Os procedimentos envolveram entrevistas com vários funcionários locais usando técnicas forenses para identificar os fatos relacionados à queixa.
  • Investigação solicitada a cliente gestora de Fundos pelo Ministério Público Federal no contexto de Operação Greenfield envolvendo fraudes em fundos de investimento de empresas de capital aberto. Os procedimentos envolveram coleta e processamento de dados estruturados, revisão de e-mails e documentos e entrevistas forenses.