João Moretto Gerente Sênior de Serviços Forenses - FIDS São Paulo +55 11 3886-5100

Qualificações

Graduado pela Lindenwood University e pós-graduado em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Experiência

Possui experiência na condução de projetos de investigação de grande porte para múltiplas alegações, incluindo fraude, corrupção, conflitos de interesse, assédio no local de trabalho e apropriação indébita de ativos. Atuou em projetos de alta sensibilidade e complexidade para empresas multinacionais dos setores de life sciences, oil & gas e consumer goods

Entre os seus cases de sucesso estão:

  • Investigação realizada no contexto da Operação Lava-Jato, para concessionária de energia responsável pela implantação de uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil. Procedimentos incluíram coleta e processamento de dados estruturados e não estruturados, revisão de e-mails e documentos e análise financeira, com o objetivo de apurar denúncias de corrupção envolvendo vários agentes públicos entre os anos de 2008 e 2017.
  • Investigação de assédio moral e sexual em uma das obras de uma construtora de grande porte na Colômbia. Os procedimentos envolveram entrevistas com vários funcionários locais usando técnicas forenses para identificar os fatos relacionados à queixa.
  • Investigação solicitada a cliente gestora de Fundos pelo Ministério Público Federal no contexto de Operação Greenfield envolvendo fraudes em fundos de investimento de empresas de capital aberto. Os procedimentos envolveram coleta e processamento de dados estruturados, revisão de e-mails e documentos e entrevistas forenses.